terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lasanha de vegetais




Ontem foi o dia Mundial de Luta contra o cancro, por isso, aqui ficam algumas recomendações sobre alimentação que pode reduzir a incidência da doença, consuma principalmente alimentos de origem vegetal. Limite o consumo de carne vermelha (carnes de vaca, porco, cordeiro e cabra) e evite carnes processadas.
Limite o consumo de sal, reduza ou elimine o consumo de alimentos do tipo fast-food, evite bebidas açucaradas.



È pois nesta onda de concelho que sugiro uma lasanha de vegetais mas antes mais umas pequenas recomendações 

Estima-se que mais de 30% dos cancros podem ser prevenidos. A sua prevenção deve ser considerada no mesmo contexto que a prevenção de outras doenças crónicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crónicas, etc, pois têm vários fatores de risco em comum. 
Em 2003, o programa "Europe Against Cancer" lançou o "Código Europeu Contra o Cancro" (CECC). Este documento reconhece os principais fatores de risco desta doença pelo que indica uma série de recomendações gerais que devem ser postas em prática:

-Não fume. Se é fumador deixe de o ser o mais rapidamente possível; não fume na presença de não fumadores.
-Mantenha um peso adequado à sua altura.
-Pratique, diariamente, exercício físico.
-Aumente a ingestão diária de legumes e fruta, coma pelo menos 5 porções e limite a ingestão de alimentos contendo gorduras animais.
-Modere o consumo de bebidas alcoólicas.
-Evite a exposição demorada ou excessiva ao sol. É particularmente importante proteger as crianças e os adolescentes. Para os indivíduos com tendência para queimaduras solares devem ser tomadas medidas protetoras ao longo da vida.
-Cumpra as instruções de saúde e de segurança relativas às substâncias ou ambientes que possam causar cancro.
-As mulheres, a partir dos 25 anos, devem fazer exames de rastreio do cancro do colo do útero.
-As mulheres, a partir dos 50 anos, devem fazer exames de rastreio do cancro da mama.
-As mulheres e os homens, a partir dos 50 anos, devem participar nos rastreios do cancro do cólon e do reto.
-Participe em programas de vacinação contra a infeção por vírus da Hepatite B6.6

Informação retirada do Site da Comissão Europeia: http://ec.europa.eu/

Em 2007, foi publicado, pelo Fundo Mundial para Pesquisa em Cancro, o relatório "Alimentos, Nutrição e Actividade Física e Prevenção do Cancro: uma perspetiva global", que refere algumas recomendações sobre alimentação e atividade física baseadas em evidências sólidas que, quando seguidas, espera-se que reduzam a incidência de cancro. Algumas dessas recomendações vão ao encontro do que, em 2003, foi estabelecido pelo CECC, no entanto existem outras mais específicas como:
GORDURA CORPORAL - Seja o mais magro quanto possível dentro dos limites normais de peso corporal, segundo a Organização Mundial de Saúde.
ALIMENTOS E BEBIDAS QUE PROMOVEM O GANHO DE PESO - Limite o consumo de alimentos com alta densidade energética (elevados em calorias). Reduza ou elimine o consumo de alimentos do tipo fast-food. Evite bebidas açucaradas.
ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL - Consuma principalmente alimentos de origem vegetal.
ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL - Limite o consumo de carne vermelha (carnes de vaca, porco, cordeiro e cabra) e evite carnes processadas.
PRESERVAÇÃO, PROCESSAMENTO E PREPARAÇÃO - Limite o consumo de sal.
SUPLEMENTOS ALIMENTARES - Tenha como objetivo o alcance das necessidades nutricionais apenas por intermédio da alimentação.
AMAMENTAÇÃO - As mães devem amamentar, exclusivamente, até aos seis meses. A alimentação complementar para a criança deve ser introduzida a partir de então7.

Todas estas recomendações, se seguidas, para além de poderem reduzir a probabilidade de aparecimento de cancro, podem originar melhorias gerais na saúde dos indivíduos.

É pois que hoje fica aqui uma receita com vegetais, lasanha de vegetais a Lasanha esta associada a carne e como tal é uma ótima sugestão para mudar.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 beringela
1 courgette
200gr de cogumelos frescos
1 cenoura
1 cebola pequena
1 lata de tomate pelado
Tomate concentrado
Sal e pimenta q.b.
Orégãos
Alho em pó
Azeite q.b.
Vinho branco

Placas de lasanha (de preferência lasanha fresca)

400gr de queijo mozzarela ralado
1 litro de leite
40 gr de farinha
2 colheres de sopa de margarina
noz moscada sal e pimenta

Preparação:
1-Lave bem a cougete e a beringela e corte-as em cubos mantendo a casca pode usar uma mandolina

2-Pele a cenoura e corte-a em rodelas finas corte o pimento aos cubos, a cebola em meias luas fininhas os cogumelos ao meio ou em quatro, dependendo do tamanho, e o tomate pelado em pequenos pedaços.

3-Numa frigideira com azeite ponha todos os ingredientes anteriores e faça um bom refogado
4-Tempere com um fio de azeite, o alho em pó, sal e pimenta e os oregãos.

5-Entretanto prepare o molho bechamel. Leve o leite ao lume até ferver. Num tacho derreta a margarina e adicione a farinha. Junte depois o leite quente e mexa bem de modo a não fazer grumos. Deixe o molho engrossar e tempere a gosto com sal, pimenta, noz moscada. Junte metade do queijo e mexa até este estar derretido.

6-Num pirex que possa ir ao forno e à mesa, coloque uma camada de molho bechamel no fundo. Sobre este coloque a primeira camada de placas de lasanha. Coloque depois os vegetais e cubra-os com queijo ralado. 
Coloque uma camada de becamel e nova camada de placas de lasanha. Repita até esgotar todos os ingredientes e termine com uma camada de placas de lasanha cobertas com molho bechámel e queijo ralado.

7-Leve a forno quente até a lasanha estar cozinhada, cerca de 40 minutos, para gratinar a superfície.

Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite.....

Sem comentários:

Enviar um comentário