quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Perna de borrego com Garam masala




Os dias de chuva e frio apelam a pratos de forno, a conforto, a pequenos mimos. Uma das coisas que adoro fazer quando a chuva e o frio se fazem sentir é assados no forno, entrecosto no forno carne de porco recheada com ameixas. A par do porco como sabem, uma das carnes que mais gosto é  a de borrego, principalmente quando faço comida indiana pois o borrego é uma das principais carnes na alimentação Indiana.

A garam masala é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia. Pode ser usado simples ou em conjunto com outros temperos. O garam masala é forte, mas não picante como uma malagueta por isso existe uma grande confusão entre o pó de caril e a garam masala.

A composição do garam masala varia de região para região, havendo uma grande variedade por toda a Índia. Alguns dos ingredientes mais comuns são grãos de pimenta preta e branca, cravinho, louro, cominho preto, sementes de cominho,canela, cardamomo preto, castanho e verde, noz-moscada, anis e sementes de coentro. São usadas diversas combinações destes ingredientes nas variações regionais do garam masala.




Algumas das variações regionais misturam as especiarias com ervas, enquanto outras trituram as especiarias com água, vinagre ou outros líquidos, tais como o leite de coco, de forma a se obter uma pasta. Em algumas receitas, são também adicionados frutos secos, cebola ou alho. Os sabores podem ser misturados cuidadosamente de forma a se obter um efeito equilibrado, ou, em alguns casos, um dos sabores pode ser salientado num prato em que tal seja desejado. Normalmente, o garam masala é cozinhado antes de ser usado, de forma a melhor libertar os seus sabores e aromas.

Existem também diversas versões comerciais de garam masala pré-preparado, com diferentes combinações de especiarias.

No que diz respeito ao borrego comprem nacional, de boa qualidade, de animais que tenham andado pelo campo a correr e a saltar, felizes, caso tenham a sorte comprem em  produtores conhecidos O sabor não tem nada a ver com o que se compra nas grandes superfícies. Conheço muitas pessoas que dizem que não gostam de borrego porque tiveram experiências menos boas com esta carne. pois compra carne desta em grandes superficies.

Ingredientes:

1,250 kg de perna de borrego
500 g de batatas
3 dentes de alho
1 late de tomate pelado
2 colhers de sopa de Garam masala
raspa de 1 lima
1 dl de azeite
1 dl de vinho branco
sal e pimenta preta
400 g de cebolinhas pequenas

1-Num almofariz, esmagar os dentes de alho com o sal. 

2-Acrescentar a pimenta preta moída, o gran masala. 

3-Descascar e cortar as batatas às meias luas.

4-Colocar as batatas cortadas no fundo de um tabuleiro de forno.

5-Colocar a perna de borrego por cima das batatas. 

6-Cobrir com o tempero as batatas e o borrego depois colocar o tomate e por fim a raspa da lima

7-Regar com o vinho branco.

8-.Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante aproximadamente 1h30.


Experimentem e depois digam-me o que acharam bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário