quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Risoto de camarão e cogumelos





O Dia dos Namorados está quase a chegar, vivo esta época com especial entusiasmo, e como tal pensei numa receita que se possa fazer para comemorar este dia, casados ou namorados acho que devemos sempre festejar este dia e nada melhor que um risoto com uma garrafa de vinho branco. 
Gosto do ambiente romântico que se sente por todo o lado, gosto de ver as montras enfeitadas das lojas gosto especialmente de espreitar as floristas e ver os ramos de rosas vermelhas, ou de tulipas amarelas e vermelhas, de passar por uma loja de bombons e de espreitar as embalagens bonitas, e agora com esta nova vaga de ver algumas ideias que andam pelo Facebook.



Mesmo que nem sempre troque presentes, uma flor dou sempre, gosto sempre de preparar um jantar especial, acompanhado de um bom vinho. A comida é importante, mas o vinho ajuda a marcar a diferença e nada melhor para acompanhar um risoto um vinho branco da Casa Horácio Simões.


Para vos ajudar a comemorar o Dia dos Namorados, a 24homekitchen  dá ideias para o seu dia, juntamente com um vinho branco da nossa Quinta do Anjo opto por um vinho do Horácio Simões, pode também comprar umas flores na unica florista que conheço aqui na Quinta do Anjo a Anabela e como é tudo na mesma rua perde pouco tempo.

Aqui vai então a receita do risoto

Ingredientes:
300 g de arroz para risoto
150 g de cogumelos
700g de camarão descascado
1 dente de alho
1 cebola media bem picada
1dl de azeite
1dl de vinho branco
1 L de caldo de camarão e caldo de vegetais
2 colheres de sopa de queijo parmesão
1 colher de sopa de manteiga
sal

1-Descascar os camarões e retirar-lhes a tripa.

2-Cozer as cascas e as cabeças do camarão em água temperada com sal e um pouco de piri-piri. Depois de cozido, triturar e coar. Reservar o caldo.

3-Fazer um bom caldo de legumes e juntar ao de camarão

4-Fazer um fumet deste caldo que consiste em reduzir até ficar apurado deixe sempre aproximadamente 1 Litro de caldo

5-Colocar o azeite com o dente de alho e a cebola e levar ao lume. Depois de refogado e quando estiver translúcido adicionar o arroz. Deixar fritar um pouco 

6-Adicionar o vinho branco ate reduzir o vinho

7-Ir adicionando pouco a a pouco o caldo. e sucessivamente até este acabar.

8-Uns minutos antes de estar pronto adicionar os cogumelos e no fim o  camarão descascado. Quando o arroz estiver cozido, retirar do lume e adicionar o queijo ralado e a manteiga.

9-Para enfeitar colocar um pouco de salsa

Bom apetite.... e bom dia dos namorados.








Sem comentários:

Enviar um comentário