segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bacalhau à Brás



Os amigos que me seguem neste blog já devem estar fartos das minhas receitas de bacalhau pois ultimamente não escrevo mais nada a não ser bacalhau,  e os meus filhos também já estão fartos de receitas de bacalhau, bem não comemos só bacalhau ao almoço, mas nestas duas ultimas semana 3 receitas de bacalhau, para eles é uma complicação, assim para o jantar  hoje vai ser o tradicional Bacalhau à Brás.

Coloquei  esta pois por incrível que pareça acho que nunca tinha feito, bacalhau à Brás,  esta ideia surgiu  quando na SIC Mulher deu um programa do Jose Avilez, e lá estva ele a cozinhar o famoso bacalhau à Bràs e pensei tenho bacalhau no congelador é so fazer a batata palha e já esta e nem mais é hoje, e ainda é uma receita Lisboeta é uma das receitas principais da culinária da Estremadura.


Ingredientes:

200 gr de bacalhau desfiado
1 kg de cebolas laminadas
100 gr de alho picado 
2 folhas de louro
2 ovos inteiros mais 4 gemas
1 molho de salsa picada
250 gr de batata palha
10 azeitonas pretas
Sal e pimenta
azeite q.b.

Estas são porções exemplificativas pois neste caso para ficar bem cremoso deve usar esta quantidade de ovos e de batata bacalhau e cebola.

1-Fazer um bom refogado com a cebola e o alho azeite e juntar a folha de louro. 

2-Juntar o bacalhau desfiado e envolver na cebolada.

3-Adicionar a batata palha

4- Depois de batidos os ovos, adicionar os ovos e, em lume muito brando, mexer continuadamente para que não agarre e que se mantenha numa textura cremosa.

5-Colocar por cima as azeitonas pretas e salsa picada.

Pode acompanhar com salada e tomate.

Bom apetite.......




Sem comentários:

Enviar um comentário