quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Ervas aromáticas são um complemneto aos seus cozinhados, apesar de não serem o ingrediente principal as ervas aromaticas são em alguns casos a estrela principal.
Hoje vou falar de tomilho não é a erva aromatica mais consumida em Portugal pois a mais consumida é os coentros e a salsa.
São tambem conhecidas como ervas-de-cheiro, estas  são plantas de pequeno porte, que apresentam folhas, ou partes de caule que soltam aromas diferenciados muito procurados pelos cozinheiros e pela industria dos cosmeticos.
A hortelã, por exemplo, é muito usada como tempero para pratos salgados, e também para aromatizar alguns tipos de chá, o seu extrato também é utilizado no uso de fabrico de pasta de dentes e vários outros produtos. Para os cozinheiros, esse tipos de erva devem ser usados frescos, também são vendidas secas, mas perdem algumas propriedades. É importante deixar claro a diferença entre essas ervas e especiarias, que são mais usadas secas ou muitas vezes em pó. Para se manter a suas propriedades, devem ser adicionadas ao prato somente no final da preparação, pois o calor prejudica essas propriedades.


Tomilho (Thymus vulgaris) é uma erva de sabor picante, esta é muito usada na preparação de carnes, sopas, queijos, ovos e peixes. É o ingrediente principal das Herbes de Provence (tempero famoso francês) com várias ervas. Na Grécia, o tomilho servia para dar coragem aos guerreiros pouco antes das batalhas. E no Egito, ela era usada no processo de mumificação e embalsamento dos corpos.



O tomilho é uma excelente fonte de ferro, de manganês e de vitamina K. É também uma boa fonte de cálcio e de fibra alimentar.
As folhas de tomilho em infusão eliminam a flatulência e são um facilitador para cicatrizar feridas juntando-as ao banho são muito úteis em casos de debilidade infantil. O tomilho afasta os insectos. É tónico, limpa os intestinos de lombrigas. Para abrir o apetite e estimular a digestão deve tomar-se um caldo de tomilho com sopas de pão. 
As folhas e flores quando utilizadas no chá de tomilho aliviam afecções do peito, bronquite, tosse convulsa, a mesma infusão em cataplasma alivia dores reumáticas e ciática. 

Cá em casa uso o tomilho numa das receita preferida dos meus filhos camarão com tomilho

500 g de Camarão médio
60 g de alho
um molho pequeno de tomilho
120 ml vinho branco 
200 Ml de natas
sal e pimenta


Descascar os camarões em cru e reservar. Numa frigideira colocar azeite e o alho cortado em pedações finos refogar um pouco juntar o vinho branco e deixar evaporar o álcool juntar as natas e deixar ferver para engrossar as natas, juntar o camarão e por fim o tomilho.
Pode enfeitar com coentros e servir com arroz











Sem comentários:

Enviar um comentário