quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Caril uma especiaria ou um conjunto de especiarias.

O caril ou paste de caril é uma mistura de especiarias e não uma especiaria como a pimenta, cominhos ou a noz moscada  existe bastante confusão pois bastantes pessoas dizem que é uma especiaria, mas é um conjunto de especiarias.
Muito utilizada na culinária de vários países como Índia, Tailândia e outros países asiáticos como o Paquistão Birmânia.
É um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, que foi uma colonia portuguesa, como tal o caril esta bastante ligado a cultura gastronómica portuguesa.



O "pó-de-caril" é feito à base de pó de açafrão, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho,pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril, camarão, vegetais, lulas, borrego etc.
Existem vários tipos desde o verde Tailandês ao Indiano e passando pelo vermelho.

Já sabe da próxima vez que pedir um caril tem de ter vários sabores e não o normal amarelo do acafrão.

Sem comentários:

Enviar um comentário