segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Crepes e panquecas são a mesma coisa? Esta é uma pergunta que vejo  bastantes vezes publicada em alguns fórum de culinária, e que acredito que muita gente não saiba a diferença.









Na frança, de onde surgiram os crepes, a massa é bem fininha e pode ter um recheio doce ou salgado, nos Estados Unidos são conhecidas por pancakes, hot cakes ou flapjacks e são mais altas, servem-se em pilhas com manteiga e maple syrup, uma espécie de calda doce. 


Em conclusão o crepe é um prato típico da Europa mais especificamente de França, tipicamnete leva doces, como o famoso crepe suzette, com licor de laranja (Grand Manier) e gelado de natas, tem como característica, uma massa fina, cremosa e mais leve. Para se conseguir essa textura do crepe,  precisa de ter mais gordura.





Panqueca é a tradução literal da palavra “pancake” (bolo de panela) e sua origem é americana.
A massa básica varia pouco, vai de leite, ovos e farinha ao acréscimo de açúcar, fermento, algum tipo especial de farinha ou um pouco de água. Quanto mais líquida a massa, e mais finas são crepes, as panquecas são mais altas e grossas, os ingredientes da massa são os mesmos, só que a diferença está na espessura dela. O crepe é bem fino e a panqueca tem uma massa mais grossa e leva fermento.


Receita base para crepes:
200 ml de leite com 75 ml de agua

2 a 3 colhers de sopa de acucar
100 gr de farinha de trigo peneirada
50 gr de manteiga derretida
2 ovo
uma pitada de sal


Bata os ovos numa tigela com o sal, junte a farinha peneirada e o acucar, misturando tudo com um batedor manual. Adicione, aos poucos, o leite com a agua e continue a bater até obter uma massa lisa e homogénea, junte a manteiga derretida e misture. Cubra a tigela e deixe a massa descansar por 30 minutos. 

A seguir, bata a massa por mais alguns instantes. Aqueça uma frigideira antiaderente de 18 cm de diâmetro, pincele generosamente com manteiga derretida, assim, não corre o risco de a massa pegar na frigideira. 

Retire a frigideira do fogo e despeje rapidamente 1 concha da massa preparada. Gire rapidamente a frigideira, inclinando-a em todas as direções de modo que a massa seja distribuída de forma homogénea e forme uma camada bem fina. 

Volte a colocar a frigideira no lume e deixe cozinhar o crêpe, em lume médio, até que o lado inferior esteja dourado e as bordas comecem a se desprender. Esse processo deve durar cerca de 1 minuto. 


Servir com uma bola de gelado e regados com o molho de chocolate. Quem gostar também pode juntar morangos cortados ao meio.


Para as panquecas

300 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
3 colheres de sopa de açúcar
sal
2 ovos
2 dl de leite
60 g de margarina pode usar a liquida da Vaqueiro

Misturar a farinha com o fermento, o açúcar e uma pitada de sal numa tigela.
Noutra  tigela juntar os ovos com um garfo e misturar-lhes o leite e a vaqueiro, juntar este preparado a tigela de farinha.

Mexer com uma vara de arames até obter uma massa lisa.
Deitar um pouco de margarina numa frigideira, de preferência anti-aderente, e levar ao lume a aquecer. Assim que esteja quente, deitar a massa com a ajuda de uma concha ou colher na frigideira deve por um pouco mais que dos crepes.

Rodar a massa de modo a que cubra o fundo. Passado um minuto voltar a panqueca. Deixar cozer do outro lado e retirar para um prato.

Pode colocar por cima da panqueca xarope de ácer conhecido como maple syrup e sirop d’érable nos Estados Unidos e no Canadá é um xarope extraído da seiva das árvores do género Acer, sobretudo Acer nigrum e Acer saccharum, 



Bom apetite....











Sem comentários:

Enviar um comentário