terça-feira, 30 de outubro de 2012

Café provavelmente a bebida mais consumida no mundo ao lado do chá, o café é das bebidas não alcoólicas a mais consumida no mundo e pode ser utilizado de varias maneira a nossa tradicional bica é um exemplo entre muitos, pode também ser usado em doces e em salgados.







O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 mL dependendo do método de preparação.
Na década de 1980, o café era a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido à queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja. O Brasil é um dos maiores produtores de café.

Este pequeno extrato foi retirado da wikipedia e pode continuar a ler no link abaixo.

Outra pequena reportagem do jornal Público online
http://lifestyle.publico.pt/nutricao/312291_mitos-e-maravilhas-da-cafeina


Mas esta minha mensagem tem também outro objetivo, pois ontem fiz um bife com molho de café e veio a minha lembrança um local em Lisboa onde se comia e um excelente bife, O Café Imperio um local mitico de Lisboa ao lado do antigo cinema Imperio na Alameda 



                                         

Aqui vai a receita de bife com molho de café 

40 g de Margarina 20 de Banha
20 g de alho 
1 a 2 folhas de louro
4 bifes de vaca devem ser tenros
sal
pimenta
1 cálice de Vinho do Porto
 0,5 dl de café
2 dl de natas




Numa frigideira colocar a margarina e a banha deixar derreter colocar os alhos e o louro por os bifes e deixar fritar e por sal e pimenta por cima dos bifes, quando tiverem fritos retirar e reservar.
Na mesma frigideira por o cafe e depois o Vinho do Porto e por fim as natas. Quando estiver apurado juntar os bifes

Pode juntar batatas fritas e um ovo estrelado

Bom apetite.......















Sem comentários:

Enviar um comentário