quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O queijo é um dos alimentos mais completos, e pode ser usado para fazer receitas ou comer "sozinho" escolhi um dos queijos de eleição para a culinária, para  fazer receitas o queijo parmesão.
O parmesão é um tipo de queijo italiano que tem a sua origem em Italia, com denominação de origem controlada conhecido como Parmigiano-Reggiano,  é também produzido em regiões com presença de colônias italianas como o Brasil e os Estados Unidos, o que tem gerado disputas legais quanto ao uso da marca, mas o original é de Parma Italia.
Por ser um produto de origem demarcada como o nosso Queijo de Azeitão ou Serra, a marca Parmigiano-Reggiano legalmente só pode ser usada em queijos produzidos na região de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua (ao sul do rio Pó). 

Actualmente grande parte da produção desse queijo é feita com o leite de vacas da raça frisone, introduzidas no território por volta do ano 900, mas a vaca mais adaptada à produção dele é aquela vermelha da raça reggiana, animal com tripla aplicação (leite, trabalho e carne).

Uma das receitas de eleição é o Pesto, o Pesto é mais um complemento para massa e é composto por pinhões, manjericão azeite e como é obvio parmesão alho e sal.


125g pinhões
125g queijo parmesão, ralado
300g de folhas manjericão  frescas
1 dente de alho esmagado
200ml de azeite extra virgem
sal e pimenta 
umas gotas de  sumo de limão

Pode guardar no frigorifico durante 2 a 3 semanas 


Misturar tudo e servir com massa bom apetite



Sem comentários:

Enviar um comentário