terça-feira, 2 de outubro de 2012

Hoje vou vou falar de arroz de cabidela e num segundo post de arroz no geral, o arroz de cabidela é uma das receitas típicas portuguesas, antigamente era feito com arroz carolino, pois era o arroz português de excelência hoje com a internacionalização dos produtos alimentares o arroz agulha entra directamente para a nossa cozinha e o nosso carolino do Sado ou do Mondego deixou de ter a sua importância na nossa cozinha. 
É de notar que o arroz carolino tem fama de ser difícil de cozinhar quem já não comeu arroz empapado, mas por outro lado absorve rapidamente o sabor dos alimentos com que é cozinhado.
É pois um arroz excelente para cozinhar mas tem de se saber qual é o ponto.




Fazer arroz de cabidela deixou de ser complicado pois agora já existe nos supermercados galinhas do campo com o sangue embalado e é bem mais fácil para quem não vivia no campo.

Fazer um bom refogado com cebola alho louro (2 Cebolas 3 dentes de alho e duas folhas de louro) a cebola e o alho deve estar bem picado, quando estiver estrugido juntar um pouco de vinho branco e depois de apurar juntar a galinha cortada em pedaços.
Deixar refogar com a galinha quando a galinha já se encontra com uma cor de cozida juntar agua, se não tiver pratica de cozinhar deve juntar duas tigelas de agua por cada de arroz e um pouco mais de agua pois vai querer o arroz com agua malandrinho.
Deixar cozer o arroz e quando o arroz estiver praticamente cozido juntar o sangue com o vinagre, deve ter juntado o sangue e o vinagre numa taça antes (um saco de sangue  e uns 60 ml de vinagre).
Deixar ferver um pouco e servir de imediato.

Pode juntar carqueja que é uma erva aromática fica diferente, enfeite com salsa.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário