segunda-feira, 1 de abril de 2013

A arte de fazer o chá verde e um bom acompanhamento para uns crepes primavera




Todos conhecemos os benefícios saudáveis provenientes do chá verde – um chá de origem chinesa caracterizado pelo seu sabor fresco e suave. Para além de um paladar especial, o chá verde está cheio de poderosos antioxidantes, o que requer que a sua preparação seja perfeita, para se poder desfrutar em pleno tudo aquilo que o chá verde tem para oferecer.

A arte de preparar o chá começa com o recipiente escolhido para ferver ou aquecer a água, ou seja, utilizar o micro-ondas para este efeito é desaconselhado. No caso específico do chá verde pode optar por uma chaleira ou, como é importante assegurar que a água não ferva efetivamente, uma pequena panela ou chaleira sem testo é o ideal.

É essencialmente por motivos práticos se deve escolher o chá em saqueta em detrimento de folhas de chá, mas a verdade é que estas últimas não dificultam em nada a preparação de um chá, nem diferem muito em termos de preço. No caso do chá verde, a diferença está, sem dúvida no sabor: enquanto as saquetas são preparadas com sobras das folhas de chá verde, o chá verde avulso é composto por folhas inteiras, o que confere um maior e melhor paladar a qualquer chávena de chá. Se optar por preparar um chá verde em saqueta, siga as instruções constantes da sua embalagem.

Embora qualquer embalagem de chá contenha informação acerca da quantidade de folhas necessárias para preparar um chá, regra geral, o chá verde requer uma colher de chá para cada chávena. O paladar mais ou menos intenso de um chá verde consegue-se através do tempo de infusão, mas pode também fazer experiências com a quantidade de folhas que coloca no seu chá. É importante não utilizar as mãos para pegar nas folhas de chá verde, recorrendo sempre a uma colher.

A temperatura da água é o elemento mais importante no que toca à preparação de um chá verde. Com características muito próprias, o sabor e o aroma de um chá verde sublime dependem de uma água que não esteja nem muito quente, nem muito fria. Se adicionar água a ferver às folhas do chá verde, esta irá “estragar” as suas melhores qualidades e o resultado será um chá muito amargo. Se adicionar água demasiada fria às folhas do chá verde, esta não terá a temperatura suficiente para delas extrair toda a potencialidade do seu paladar. Regra geral, a temperatura ideal da água utilizada para preparar um chá verde deve rondar os 60°C e os 85°C, ou seja, quando pequenas bolhas começam a formar-se no fundo da chaleira. Se aquecer demasiado a água, deixe-a arrefecer um pouco antes de a deitar sobre as folhas do chá.

O tempo de infusão é outro fator chave na preparação correta de um chá verde, uma vez que a delicadeza das suas folhas necessita de muito pouco tempo de infusão – entre 1 e 3 minutos apenas – caso contrário pode azedar. Dois minutos de tempo de infusão parece ser o consenso no que toca a preparar uma chávena de chá verde exclusivamente voltada para o sabor; mas se pretende beneficiar, acima de tudo, da ação antioxidante do chá verde, então o tempo de infusão já sobe para 5 minutos. É claro que o tempo de infusão influencia o sabor de um chá e a apreciação desses sabores pode variar de pessoa para pessoa. Para além disso, diferentes tipos de chá verde requerem diferentes tipos de infusão, por isso, confira sempre as indicações presentes na embalagem. E, claro, não há nada como fazer experiências. Quando em dúvida, saiba que quanto mais fria estiver a água utilizada para preparar um chá verde, mais tempo de infusão é necessário.

Durante o tempo de infusão, não mexa as folhas do chá, deixe-as simplesmente repousar. Se for um chá verde de elevada qualidade, as folhas irão assentar no fundo da chávena, o que permite beber o chá sem as retirar. Se preferir retirar as folhas antes de beber o chá, vaze o chá para outra chávena, utilizando um passador próprio para o efeito, de forma a recolher as folhas.
Se quiser reduzir a quantidade de cafeína presente no chá verde faça o seguinte: depois de aquecida a água, verta-a sobre as folhas de chá, mas apenas o suficiente para as cobrir; deixe repousar durante 20 segundos e retire; adicione a quantidade de água habitual e prepare o chá verde como o costume.
Se aprecia chá verde gelado, é importante duplicar a quantidade de folhas que normalmente utiliza, uma vez que a água proveniente do gelo irá diluir o sabor.
Por norma, as mesmas folhas de chá verde podem ser utilizadas para preparar uma segunda chávena de chá e, embora esta apresentará níveis mais baixos de cafeína e antioxidantes, não perderá nada em termos de sabor.
Existem vários tipos de chá verde, por isso, se aprecia este género, vai experimentando e saboreando… não se esqueça, porém, que no que toca à preparação de um chá verde, o equilíbrio é tudo …


Hoje apenas falei de um bom chá verde amanha vai a receita dos crepes para acompanhar cm este chá ver e como prato principal um  fabuloso Yakisoba de camarão e pimentos


Crepes primavera antes de fritar




Sem comentários:

Enviar um comentário