terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pesto Genovês e a cultura gastronómica Italiana.


Itália é dos países com uma das culinária mais ricas do mundo, temos desde as simples pizzas ate as famosas massas passando pelos sedutores risotos como tal a Itália é considerada o berço da cozinha ocidental ficou com este adjetivo pois foi o palco de dois grandes acontecimentos da nossa história o Império Romano e o Renascimento, estes dois acontecimentos históricos influenciaram a gastronomia Italiana.

Com o apogeu do império romano e a estabilidade que originou, houve um intenso comércio de alimentos na região, centrado no luxo e grandeza do mercado que circundava a cidade de Roma, este era o local onde terminavam as caravanas recheadas de alimentos vindos de toda a Europa, África e Oriente: cereais, pão, vinho, azeitona, legumes e frutas secas e frescas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, leite, queijo, ovo, arroz, especiarias, massa seca, porco, carneiro, faisão, galinha, avestruz, peixes, moréia, moluscos, lebre, javali e antílope, pois todos os caminhos iam ter a Roma, e Roma era a capital do Império Romano.

Com a conquista da Sicília, Sardenha e Córsega colonias gregas, locais onde  existia o culto da refeição e das festas, foi levado para Roma, o gosto pela abundância e pelo luxo, para as cozinhas e os salões Romanos, onde passa a imperar a gula, existia o excesso de carnes regadas com molhos concentrados, especiarias e ervas aromáticas, acompanhadas de muito pão e vinho, os famosos bacanais Romanos.


O Renascimento trouxe novo brilho às artes e à gastronomia local pois Itália como estado, ainda não existia, eram os estados dominados pelas Famílias Ricas. Entre os séculos XIV e XVX, cidades como Veneza e Florença converteram-se em centros  culturais e artísticos. Foi nessa época que os banquetes e os exageros da Idade Média cederam lugar ao requinte, e a sobriedade e à moderação da nova corte europeia, a beleza passou a ser o principal. Surgiu a alta gastronomia, que prezava pela moderação na confecção e no uso de especiarias, assim como os bons modos à mesa, os Medicis e as famílias abastadas eram o seu expoente maximo.

Os italianos gostam de preparos pouco sofisticados a cozinha deles difere a cozinha dos franceses, valorizam o sabor e o perfume natural dos ingredientes de suas terras, são considerados alguns dos melhores produtos da Europa a este sabor natural é completado com o molho e o tempero. À mesa, os melhores momentos são oferecidos pelas pastas, peixes, frutos do mar e cortes especiais de carne, como o ossobuco e o escalope de vitela. Estes pratos são preparados com azeite e recebem generosas doses de ervas frescas, como alecrim, estragão, salsa, sálvia, tomilho, manjerona, orégão, manjericão e folhas de louro. São também amplamente utilizados na cozinha italiana o alho, cebola, atum, presunto, cogumelos, anchovas, mussarela de búfala, tomate e alcaparra. Como complemento, estão sempre presentes pães e excelentes vinhos produzidos no país.

È com naturalidade que surge o pesto o famoso pesto tem a sua origem em Gênova, na Ligúria, norte da Itália.  e tradicionalmente, é composto por alho esmagado, manjericão e pinhões misturados com azeite e queijo parmesão Parmigiano Reggiano. O nome é o particípio passado da palavra em genovês Pesta (italiano: pestare)., o que significa esmagar.

Ingredientes:

3 colheres de sopa de pinhões
30 g de folhas frescas de manjericão
1 dente de alho
1 pitada de sal marinho
20 g de queijo parmesão ralado na hora
10 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 pitada de pimenta


Tradicionalmente o pesto era feito num pilão em que tudo era "desfeito" eu uso um processador de alimentos

1-Coloque o manjericão na taça da misturadora. 

2-Descasque e pique o alho, junte ao manjericão.

3-Junte o sal e a metade da medida de azeite. 

4-Triture até obter uma massa uniforme. 

5-Junte os pinhões e o restante azeite, e triture, até os pinhões ficarem em pedacinhos. 

6-Adicione o queijo parmesão e mexa. 

7-Verta num recipiente, alise a superfície e adicione um pouco de azeite. 

Pode guarde durante uma semana no frigorífico, ou congele em cuvetes, servir juntamente com massa com raviolis ou tortelinis



Bom apetite.....




















Sem comentários:

Enviar um comentário