terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Xacuti de galinha Goa à sua mesa



O carnaval é sinónimo de alegria e festa, e nada como uma refeição picante apurada e condimentada para fazer uma boa parceria com o carnaval. É também uma excelente oportunidade para reunir os amigos à volta da mesa, hoje tenho cá uns amigos e sempre que faço comida indiana de Goa, sempre que há  um jantar tipicamente goês pedem sempre para comer cá em casa e mais uma vez cá estão.

E o menu foi um xacuti de galinha uns paparis um chutney e um arroz basmati para acompanhar.

Os Paparis são um acompanhamento da cozinha goesa e da cozinha indiana. Um papari consiste numa folha fina de massa, firme e seca, frita ou assada, que pode levar uma grande variedade de especiarias. Podem ser servidos frios ou quentes, como aperitivo ou acompanhando os pratos fortemente condimentados da culinária da Índia, como o caril o xacuti o balchão.



Goa na sua cozinha tem a particularidade de assimilar a cultura portuguesa e a indiana resultando numa saborosa simbiose entre o oriente e o ocidente, como já anteriormente referi a cozinha de goesa tem uma grande influencia de nossa gastronomia pois Portugal descobri e conquistou estas terras. O Xacuti é um dos pratos mais representativos da cozinha indo-portuguesa. É normalmente confeccionado com carne de frango ou de borrego. 

O xacuti inclui uma grande variedade de ingredientes, tais como coco, açafrão, cominhos, cravinho, gengibre, pimentão, canela, miolo de amêndoa, alho, pimenta preta , malaguetas, coentros, mostarda em grão, caldo de carne, vinagre e sal.

Ingredientes:

1 galinha sem pele e cortada em pedaços pequenos
1 cebola
1 tomate pelado
4 colheres de sopa de concentrado de tomate
3 ou 4 dentes de alho
125 gr de coco ralado
1 pedaço de gengibre
5 a 6 colheres de sopa de azeite
4 colheres de pó de xacuti
água de tamarindo
2 pimentas verdes e 2 vermelhas
sal
2 batatas


1-De véspera, deixa-se a galinha temperada com sal, 2 colheres de xacuti e sumo de limão.

2-Pica-se a cebola, os dentes de alho e o pedaço de gengibre.

3-Depois de picado, coloca-se num tacho médio com azeite. Leva-se ao lume e deixa-se alourar. Junta-se 2 colheres de sopa de xacuti e um tomate cortado aos pedaços e sem pele, juntamente com o concentrado de tomate. Mexe-se tudo muito bem.

4-De seguida, junta-se os pedaços da galinha e alguns pingos de sumo de limão. Deixa-se cozinhar até apurar um pouco, sempre com tampa.

5-Corta-se as batatas em cubos e junta-se ao refogado

6-Em seguida, inclui-se a água de tamarindo, 2 pimentas verdes e 2 vermelhas com um corte longitudinal e sal a gosto.

7-Acrescenta-se ainda o coco assado na frigideira e junta-se ao xacuti deixa-se cozinhar mais um pouco para acabar de cozer a carne. É importante que a galinha fique com molho.



O xacuti de galinha é servido com arroz basmati. O arroz deve ser lavado até tirar a goma e deixa-se a repousar em água durante um pouco (mais ou menos 8 minutos) antes de se colocar a cozer. O arroz só é colocado a cozer, quando a água estiver a ferver. Depois de colocar o arroz deixa-se levantar fervura e retira-se. Está pronto a servir.

Deverá ser servido colocando o arroz no prato em forma de muralha circular, deixando o centro livre para o Xacuti de Galinha.





1 comentário:

  1. Olá Pedro!
    Como sempre, é um prazer passar por aqui!
    Até parece que o cheiro invade a minha casa!
    Beijocas

    P.S. Deixei-lhe um mimo no meu blog

    ResponderEliminar