terça-feira, 26 de março de 2013

Frittata ou tortilha ou uma omeleta com batatas....






Tortilha Espanhola é tudo o que nós adoramos na culinária dos nossos hermanos, simples e elementar,  é sem duvida seguramente simples. Tradicionalmente, esta omelete Ibérica recebe o peso das batatas em fatias finas ou em cubinhos. Esta receita evita o trabalho sujo de descascar, cortar e fritar as batatas e é um pouco mais saudável. 

A primeira fez que me lembro de comer um tortilha foi na casa da Tia Joana uma portuguesa espanhola, não sei bem qual é o pais dela pois esteve tanto tempo em Espanha como em Portugal e ficou com aquela pronuncia, ela tem uns 90 anos e  esteve na Guerra civil em Espanha, faz uma tortilha com  uns sabores fenomenais acho que é mesmo a melhor de todas, nem mesmo as feitas em Espanha. Esta e  muinto boa.

Fazer uma tortilha, revela-se uma óptima sugestão para uma refeição que se quer rápida.

Em Itália as tortilhas tem o nome de frittata e levam queijo parmesão ou picorino, o resto é quase igual as dos nosso vizinhos. A minha leva queijo picorino que é uma espécie de parmesão mas com outro sabor de resto é igual à espanhola.

Ingredientes:
3 batatas cortadas em cubos e cozidas
Folhas de espinafre
30 g de Queijo picorino
Azeite
60 g de bacon
60 de chouriço
40 g de pimento vermelho e verde
6 ovos
1 cebola picada
Salsa
Pimenta
sal

1-Descascar as batatas. Cortar em pequenos cubos e levar a cozer em água temperada de sal. Depois de cozidas, escorrer deixe secar.

2-Escaldar durante 2 a 3 minutos as folhas de espinafre. Escorrer muito bem e picar grosseiramente os espinafres.

3-Numa frigideira antiaderente que possa ir ao forno, colocar a cebola picadinha em pedaços e o azeite e levar ao lume. Mexer com uma colher de pau até a cebola estar translúcida.

4-Adicionar o chouriço e o bacon cortado em pedaços pequenos e os pimentos.

5-Adicionar as batatas e os espinafres, deixar fritar um pouco

6-Numa taça bater os ovos com uma pitada de sal e a pimenta. 

7-Juntar a mistura anterior ao preparado na frigideira. Mexer com a colher de pau até começar a prender. Deixar cozer em lume muito brando.

8-Quando estiver quase colocar o queijo e por no forno até ficar tostada isto serve tambem para não ter de virar.

7. Servir a tortilha com salada de tomate e alface.

Bom apetite.....

Sem comentários:

Enviar um comentário