segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

 Bacalhau ou Polvo qual o ingrediente para a sua consoada ?



Penso que estes dois ingredientes devem ser os mais consumidos para a ceia de natal ou consoada o polvo mais a norte e o bacalhau em  todo o pais.

A Consoada é celebrada, no dia 24 de Dezembro de cada ano, o dia de véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada.

Recorrendo á internet vi esta definição de consoada 
"Os hábitos religiosos evoluíram desde os primeiros séculos até à actualidade. Nos primeiros séculos as vigílias que celebravam o nascimento de Jesus eram dias de jejum. Os fiéis reuniam-se nas igrejas, rezando e cantando toda a noite. O jejum significava desprendimento e contemplação do fenómeno religioso. Com o passar dos séculos o jejum foi sendo abolido e substituído pela refeição a que o povo foi continuando a chamar “Consoada”. A origem do nome vem do Latim "consolata", de "consolare", "consolar".
O termo propriamente dito de “Consoada” só surgiu no século XVII. Nessa altura, a Consoada consistia numa refeição ligeira de peixe. A Consoada só se generalizou quando as pessoas mais abastadas passaram a comer uma refeição após terem assistido à Missa da Vigília do Natal. Para os mais pobres, sobretudo para as pessoas que viviam nos campos, a noite da véspera de Natal era uma noite igual às outras, e muitas vezes era passada com frio e fome.
A Consoada actual, celebrada no dia 24 de Dezembro, é assinalada na grande maioria das casas portuguesas com o tradicional bacalhau cozido, seguido dos doces.
Segundo a tradição, a mesa da Consoada não deve ser levantada (arrumada, retirada, tirar o que se tem a mesa), e a louça usada não deve ser lavada. Manda também a tradição que os restos de comida fiquem na mesa a noite toda. Isto porque, segundo a tradição, é por respeito para com os mortos da família ou é para que o Menino – Jesus venha comer.
A refeição da Consoada consiste, sobretudo, no bacalhau cozido, e termina com os doces, que são diferentes de região para região do país. Algumas destas sobremesas são a aletria, as rabanadas (no Norte do País), as filhoses, as filhó, o arroz doce (no Sul do País), os sonhos, coscorões, as broas  ou as azevias, para além do tradicional Bolo-Rei."


Não vou dar receitas de bacalhau para consoada pois aqui em casa é o tradicional bacalhau cozido ou para alguns as caras de bacalhau, vou sim falar de demolhar bacalhau e da maneira pratica de como cozer o Polvo.



Demolhar o Bacalhau:
Este é um processo químico de eliminação do sal excessivo do interior e exterior do bacalhau e é destinado a devolver-lhe o seu sabor original. 
Faz-se por colocar o bacalhau em água, preferencialmente fria, e deve por-se no frigorifico, com isto  é feito um processo quimico em que passa pela dissolução do sal.
Não se faz de uma só vez, porque quando a água chega a uma certa concentração, o processo pára. 

É pois necessário a repetição do processo de demolha, até duas vezes, em água nova.
O bacalhau deve ser colocado sobreposto e com a pele virada para cima.


A segunda fase deste processo visa reintegrar água nas células secas, devolvendo-lhes a sua textura original . Faz-se a partir do momento em que a concentração de sal se iguala dentro e fora do bacalhau. 
O tempo que se deve por o bacalhau em agua varia conforme o seu tamanho

Especial +/- 48 horas
Graúdo +/- 40 horas
Crescido e Corrente +/-30 horas


Não é aconselhável trocar a última água até cerca de duas horas antes de começar a cozedura. Se o sal desaparecer demasiado depressa, a água não tem tempo de reintegrar o bacalhau e chega mesmo a produzir o efeito contrário, retirando mais água do que a necessária e deixando o bacalhau ressequido, sobretudo se a água da demolha for dura. Por último, não esqueçamos a pele do bacalhau. Nela está o segredo da ligação do molho de muitos pratos.



No que diz respeito ao polvo deve cozer o polvo sem agua numa panela com uma cebola e quando a cebola estiver cozida o polvo também esta deve demora cerca de 20 a 30 minutos para um polvo de 1 a 2 Kg

Fica uma receita do polvo feita pelo chefe Vítor Sobral


Bom apetite e bom Natal

[editar]

Sem comentários:

Enviar um comentário