sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mais uma das comidas típicas de Portugal carne de porco à Alentejana.

Geralmente existe alguma confusão entre carne de porco à Portuguesa e carne de porco à Alentejana, numa das minhas pesquisas e penso que não me enganei, mas se sim alguma alma caridosa me corrija, a carne de porco á Alentejana leva ameijoas a carne de porco à Portuguesa não leva ameijoas e tem pickle`s.



É facil da fazer mas o elemento mais importante é o pimentão, e o tempo que esta em vinha de alhos, eu compro o meu na praça de Setúbal a uma Sra.,  já com alguma idade que tem uma banca maravilhosa, tem desde pimentão a orégãos, tomilho e uma variedade de ervas frescas alentejanas e outras, a Sra. é um amor, não me lembro é do nome coisa que os meus amigos sabem que é normal, acho que é Berta mas não tenho a certeza.

Aqui vai a receita:

Carne de Porco 1 Kg
Massa de pimentão, que deve ter pimentão e os alhos tudo na pasta.
Vinho tinto.
Ameijoas 1 Kg
Batatas aos cubos
Banha de porco
alhos
Folha de louro
Sal
Pimenta


Na dia anterior colocar o porco na massa de pimentão juntamente com o sal a pimenta e vinho tinto.
Fritar o porco numa frigideira com a banha o alho e a folha de louro, quando a carne estiver quase, escorrer bem as ameijoas e colocar na frigideira tapar, quando abrirem esta pronto, tenha em atenção que as que não abrirem deve deitar para o lixo, pois podem estar estragadas.
Fritar as batatas com numa das minhas mensagens antigas.

Por numa travessa juntar a carne e as batatas, juntar coentros e os pickles e pode servir.

Servir com um vinho Tinto de Palmela.

Bom apetite e beba com moderação.

Sem comentários:

Enviar um comentário